A diretoria do Núcleo Municipal de Nísia Floresta tomou posse nessa sexta-feira (13) após ter sido reconduzida pela categoria para mais um mandato, até 2014. “A história de luta do Núcleo consagrou a vitória da chapa eleita”, avalia a coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso, que se diz orgulhosa da mobilização da categoria.
Para a sindicalista os trabalhadores vinculados ao núcleo formam uma brava categoria que tem enfrentado todo tipo de dureza da gestão e que, apesar de Nísia Floresta ser o município que tem o maior número de contratos e de ter uma secretaria que se nega de discutir a pauta de reivindicações, ainda assim não faltam resistência e luta à categoria.
Antes da posse houve assembleia, o que demonstrou que, mesmo em dia de festa, a luta se mantém como a maior marca dos trabalhadores. Na ocasião foram relatadas informações dadas pelos diretores de escola sobre o planejamento. Segundo os diretores, a secretaria de educação orientou se colocar três alternativas de horário de planejamento para a categoria.
egundo a proposta, as aulas correriam das 7h às 11h 20 e das 11h20 às 12h20 seria o planejamento todos os dias. O planejamento podia ser realizado aos sábados, e ainda no contra turno.
A pergunta da sindicalista é “A secretaria está aplicando os 33% da hora atividade? Não. apenas os 20% previstos no Plano de Carreira. Resolução da assembléia é de não acatar nenhuma proposta até que sejam implantados os 33% da jornada de trabalho dos educadores daquele município.”.
Fátima Cardoso já encaminhou ofício solicitando a implementação dos 33% da hora-atividade combinando plano de carreira e a legislação pertinente ao assunto. A assembleia ainda tratou da frieza com que os gestores tratam a categoria e destacou que a luta pelo plano de carreira dos Funcionários esbarra na indiferença dos gestores.
Outro ponto que mereceu a reprovação da categoria foi a continuidade das contratações que a prefeitura vem fazendo na Educação. “Este vício político tem caráter conservador da administração e parece ser moeda de troca de favores.” diz Fátima Cardoso.