quinta-feira, 29 de março de 2012

Educadores de Nísia Floresta mostram sua unidade nas urnas.


Conforme Edital de Convocação do processo eleitoral 2012 que definiu a composição do Conselho Diretor e Conselho Fiscal do Sinte de Nísia Floresta para mandato referente ao biênio 2012 a 2014, como dispõe o Estatuto Constitutivo em seus artigos 86 e 87. Aconteceu nessa quinta-feira 29 o pleito eleitoral onde os Educadores (as) elegeram com 64% dos votos validos a nova diretoria do sinte de Nísia Floresta, a CHAPA- Confirmando a luta com responsabilidade foi vencedora para mais uma gestão. A nova diretoria toma posse na próxima semana. Parabéns, agradecemos a todos que contribuíram com esse processo de continuidade da luta.

A UNIDADE É A CHAVE DA VITÓRIA.


Companheiros/as,

Agradecemos a participação de cada integrante de nossa categoria em mais este processo eleitoral, bem como à Comissão Eleitoral, e aos sócios.
Muitíssimo obrigado pelo apoio e confiança depositada em nossa chapa.
A forma de retribuição pelo apoio recebido continuará sendo a fidelidade com a causa dos/as trabalhadores/as, a luta pela Educação Pública, e o esforço permanente para implementar nossos compromissos e propostas assumidas com toda a categoria.          
O processo eleitoral foi marcado por alguns fatos desarmoniosos, que certamente não ajudam a construir e preservar o maior patrimônio da classe trabalhadora, a unidade. Fator este indispensável para alcançarmos vitórias.
A forma mais adequada de discutir nossas diferenças de concepções e práticas que eventualmente possam existir, deve situar-se no campo político, das ideias, com respeito mútuo.        
As divergências, polêmicas são altamente positivas para o desenvolvimento das ideias, quando temos como objetivo construir e/ou ajustar nossas práticas. Do contrário são altamente destrutivas, corrosivas para as relações pessoais e políticas. Reafirmamos nosso compromisso da representação baseado na democracia. O processo eleitoral já faz parte do passado, dele devemos tirar ensinamentos. Agora somos os representantes de toda a categoria.
Nosso espaço no Sinte de Nísia Floresta demonstrou ser uma importante ferramenta para nossas lutas e conquistas. Conclamamos a unidade de toda a categoria para enfrentar os grandes desafios que temos pela frente, bem como para auxiliar na consolidação e fortalecimento deste nosso espaço. Dê a sua opinião.
Juntos, somos fortes!     
Valeu companheiros/as! Nosso Muito obrigado!

Seminário da Undime discute terço de hora-atividade.

O Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do RN (Undime), realizou seminário em Natal. A direção do SINTE compôs da mesa de abertura do debate e teve a oportunidade de ouvir o posicionamento de um consultor do estado do Piauí sobre a lei 11.738/08. O representante daquele estado é advogado e tem feito uma interpretação equivocada a respeito do terço de hora-atividade. O seminário ocorreu na última quinta-feira (22).
Transformando as jornadas de trabalho em hora-aula o representante do Piauí afirmou que o terço de hora-aula não é calculado pela jornada, mas pela hora/aula e pela soma de seus minutos. De acordo com o cálculo, não há alteração no tempo que os professores passam com os alunos. Quem tem 40 horas continuará cumprindo 32 horas/aula. E o que é mais grave: ele diz que as outras 8 horas devem ser trabalhadas na escola; tempo destinado ao planejamento. Ainda afirma que os minutos do intervalo devem estar inclusos nesse tempo que o professor não está com o aluno.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Chegou a hora de Votar na Diretoria do SINTE de Nísia Floresta. Vote para confirmar a luta.


Conforme Edital de Convocação do processo eleitoral 2012 que definirá a composição do Conselho Diretor e Conselho Fiscal do Sinte de Nísia Floresta para mandato referente ao biênio 2012 a 2014, como dispõe o Estatuto Constitutivo em seus artigos 86 e 87. Houve apenas uma inscrição de chapa para o pleito, denominada de CHAPA ÚNICA- Confirmando a luta com responsabilidade. A eleição ocorrerá amanhã dia 29 quinta-feira das 08h00min às 17h00min, com urnas volantes nas escolas do município de Nísia Floresta e fixa na sede do Núcleo no centro da cidade, Rua Pe. Basílio Nº 020.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Denuncias chegam a todo o momento ao Sinte de Nísia Floresta.

Durante essa semana recebemos duas denuncia com relação a superlotação de alunos não só no transporte escolar como também dentro da escola como é o caso da escola de Lago Azul onde alunos dividi o corredor da escola com os outros que vão ao banheiro e as funcionárias da cozinha que translata naquele espaço para realizar seus serviços diários. A diretora mandou erguer uma parede em um dos lados do corredor para colocar o quadro de atividades e assim improvisam uma sala de aula com alunos do 8º e 9º ano do fundamental e da EJA. Prefeito nossos alunos e professores merecem respeito.

1- Secretária de Educação de Nísia Floresta cria normas para impor seu autoritarismo.

É do conhecimento de todos que ano letivo da rede pública de ensino tem duzentos dias letivos. Em Nísia Floresta a Secretária de Educação Ana Maria de Carvalho Varela cria normas para impor seu autoritarismo. Depois de impor aos professores a data 1º de fevereiro para conceder licença-prêmio diferente da data do inicio do ano letivo 1º de março, ela resolveu criar mais uma norma. Dessa vez foi com relação aos planejamentos bimestrais determinando que os professores façam seus planejamentos aos sábados e não durante a semana como antes. Sabemos que essas normas chegam às escolas por meios dos diretores indicados por políticos. Esses não respeitam os direitos dos trabalhadores da Educação, pois, não foram eleitos para o cargo que assumem. Fazem tudo que a secretária determina sem ao menos questionar se está certo ou é apenas mais uma imposição de uma gestão totalmente autoritária que não cumpri com os pedidos de reivindicação da categoria do Magistério. Professores questionem e negocie outra data para realização dos planejamentos com seu diretor ou diretora e não aceite mais essa imposição.  

Dia Mundial da Água - 22 de março.

O Dia mundial da água é uma data de extrema importância no calendário escolar. É um momento de reflexão e ação a respeito do uso sustentável da água. Vale à pena exibir vídeos, cantar, criar peças teatrais, visitar a Estação de Tratamento da Cidade, dentre outras ações.
Continuar lendo aqui.

ELEIÇÃO DA DIRETORIA DO SINTE DE NÍSIA FLORESTA.


Encerrar amanhã dia 23 de março de 2012 as inscrições de chapas para concorrer a Diretoria do Sinte Nísia Floresta, conforme Edital de Convocação do processo eleitoral 2012 que definirá a composição do Conselho Diretor e Conselho Fiscal para mandato referente ao bienio 2012 a 2014, como dispoe o Estatuto Constitutivo em seus artigos 86 e 87. A eleição será dia 29 quinta-feira das 8:00 hs as 21:00 hs, com urnas volantes nas escolas do município de Nísia Floresta e fixa na sede do Núcleo no centro da cidade,Rua Pe. Basílio Nº 020.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Assembleia define ações locais para Greve Nacional e Campanha Educacional.


Os trabalhadores em Educação do Estado se reuniram nessa quarta-feira (14) para definir as ações para a Greve Nacional, que acontece até o dia 16, e as próximas atividades da Campanha Salarial local deste ano. A mobilização englobará todo o Estado, com a articulação entre os Núcleos Municipais, Regionais e a direção Estadual. Durante a assembleia a categoria também decidiu que o Sindicato encaminhará ofício à Secretaria de Educação, solicitando audiência e pautando as deliberações da categoria.
Outros pontos também foram deliberados, entre eles:
1 - Realização de assembleia no dia 12 de abril, às 8h30 no Winston Churchill;
2- Reafirmar a solicitação de pagamento dos 22,22% aos aposentados (as) no mês de março, de uma só vez;
3- Marcar audiência para discutir a pauta de reivindicações dos (as) Funcionários (as)
4- Incorporar as atividades da Greve Nacional que foram deliberadas na assembleia do Município de Natal;
5- Realizar atividades da Greve Nacional em Núcleos e Regionais.
Vale lembrar que, apesar de ter feito adesão à Greve Nacional, o Sinte não deliberou a deflagração da greve local, que se manteria após a mobilização nacional.Entre os pontos que pesaram para essa decisão estão o fato de o Governo ter se comprometido a pagar a correção salarial de acordo com o Plano de Carreira  da categoria e tê-lo feito em ofício.
A participação na mobilização Nacional, no entanto, permeneceu e programação dos diretores foram definidas. Na manhã desta quinta-feira (15), a coordenadora geral do Sinte Fátima Cardoso participou da audiência pública promovida pela Regional de Touros; o diretor Ionaldo Tomaz participou de atividades em Nísia Floresta; Canindé Silva foi para na Regional Central Cabugi; José Teixeira desenvolveu ações junto aos diretores locais na Regional de João Câmara; e Assis Silva mobilizou a categoria na Regional de Currais Novos. Em Mossoró, Pau dos Ferros, Caicó e Santa Cruz os (as) dirigentes locais assumiram a programação.

Educadores(as) em assembléia delibera indicativo de greve em Nísia Floresta para inicio de abril.

Em assembleia realizada na manhã dessa quarta-feira 15, durante a atividade da Greve Nacional da Educação na Escola Mun. Yayá Paiva, Categoria do Magistério Público  delibera indicativo de GREVE em Nísia Floresta para o inicio do mês de abril. O motivo que levou os profissionais da Educação Municipal deliberar este indicativo foi o compromisso da Secretária de Educação Ana Maria de Carvalho Varela de pagar o Reajuste do Piso Salarial de 22,22% no mês de março e agendar a audiência apos conversar com o Prefeito George Ney Ferreira, como também foi comunicado verbalmente pela assessora jurídica da prefeitura aos diretores do SINTE de Nísia Floresta que o projeto de Lei que altera a hora atividade não será enviado para câmara municipal se cada professor que tiver dupla jornada no estado e município requerer a redução de duas horas semanas, assim, a maioria dos profissionais da Educação não irá reduzir seus salários, pois, não podem pagar pela minoria. Portanto, a diretoria do sinte não concorda com a redução de salario e sim da hora atividade de 32 horas para 30 horas semanas.

terça-feira, 13 de março de 2012

Audiência com Betânia Ramalho discute pauta de reivindicações.

A direção do Sinte participou de uma audiência com a secretária de Educação do Estado, Betânia Ramalho. O encontro ocorreu nessa segunda-feira (12), após sete meses de solicitações do Sindicato. Durante a audiência - que teve a participação da deputada Fátima Bezerra e da Comissão de Base, composta por Vilma Geruza, Dário Barbosa e José Rebouças – foram elencados os principais pontos da pauta de reivindicação da categoria.
Correção salarial da categoria
A secretária reafirmou que o Governo corrigirá os salários em 22,22% neste mês de março. O anúncio é válido para os Educadores que atuam nas Escolas, nas Direds e na SEEC, com base na tabela de dezembro de 2011. Os pontos levantados pelo Sinte sobre a correção salarial não foram discutidos.
A tabela apresentada pelo Sinte propõe salário de R$1.530,00 para profissionais com nível médio e R$2.142,00 para aqueles que possuem nível superior. O Sindicato pediu a correção com base nessa tabela, mas a secretária desconsiderou a proposta e já apresentou a do Governo com os 22,22%, de forma definitiva.
Os educadores que não estiverem devidamente regularizados nas entidades definidas pelo Governo terão 30 dias para fazê-lo. A situação deve ser regularizada junto ao COAPRH.
Aposentados (as)
A proposta que o Governo apresentou para essa parcela de trabalhadores (as) é dividir os 22,22% de reajuste em quatro parcelas iguais, de forma cumulativa. O pagamento da primeira parcela será feita em abril e as demais se estenderão até julho. 

Clique aqui- Matéria completa site sinte.
Matéria do site do sintern, 13/03/12

segunda-feira, 12 de março de 2012

Diretoria do Sinte de Nísia Floresta recebe Convite para participar da Inauguração do Museu Nísia Floresta.

CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA PARA DELIBERAR GREVE NA REDE MUNICIPAL DE NÍSIA FLORESTA.

A diretoria do sinte de Nisia Floresta convoca toda Categoria do Magistério Público para uma Assembleia  de deliberação de Greve na Rede Municipal de Ensino na Escola Municipal Yayá Paiva, logo apos a Seção da Camara Municipal, nessa quarta-feira dia 14 de março. Participe e fortaleça a Luta. 
A direção.

PREFEITURA DE NÍSIA FLORESTA NÃO ENVIA PARA CAMARA MUN. PROJETO QUE ALTERA ARTIGO DO PLANO DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO.

Como era previsto pela Diretoria do Sinte de Nísia Floresta, a Prefeitura Municipal não enviou para Câmara de Vereadores projeto que altera o Art. 28º do Plano de Carreira do Magistério que trata da jornada de trabalho de 32 horas semanas para reduzir em 30 horas. Porém, essa redução é uma necessidade dos Professores que tem dois vínculos de trabalho tanto no Estado como no Município de Nísia Floresta. É do conhecimento de todos que o Professor(a) pode acumular até 60 horas semanas de trabalho com dois vínculos. Assim, sendo, muitos profissionais da Educação de Nísia Floresta foram convocados pela Dired para optar pelos Cargos que tem hoje até a data de quarta-feira, pois, os mesmos estão com 62 horas semanas de trabalho, um acumulo de 2 horas a mais. Com isto, o sinte procurou a Secretaria de Educação na pessoa de Jorge Januário de Carvalho e o mesmo se comprometeu de junto a assessoria Jurídica da prefeitura enviar nessa segunda-feira 12 uma emenda para alterar essas horas semanas.
Os professores(as) e a diretora de Assuntos Jurídico do Sintern Vera Mesias compareceram a Câmara Municipal e depararam que nada tinha sido enviado da prefeitura. Contudo, foi agendada para essa quarta-feira 14, uma Seção extraordinária para receber e votar o projeto de Lei que altera o referido Artigo.    

domingo, 11 de março de 2012

Sinte apresenta reivindicações ao ministro da Educação.

Durante reunião dos secretários estaduais de Educação, realizada em Natal nessa quinta-feira (8), a direção do Sinte apresentou algumas de suas reivindicações ao ministro da Educação, Aloízio Mercadante. O diálogo foi possível após a intervenção da deputada Fátima Bezerra.
Na ocasião, os dirigentes reivindicaram o registro na lei do Plano Nacional de Educação a destinação de 10% do PIB para a área; manter a emenda 17 do PNE, que prevê equiparação salarial com outros profissionais liberais - em torno de R$3 mil, atualmente, e fortalecer a luta pela aplicação dos 22,22% do Piso Nacional do magistério. A deputada Fátima Bezerra reafirmou perante o ministro a luta da categoria pela valorização profissional e disse que os 22,22% é “a ponte à emenda 17 do PNE, caminho para se fazer justiça aos profissionais da Educação.”.
O ministro também foi informado sobre a luta que tem sido travada no Estado pela aplicação do Plano de Carreira dos (das) funcionários (as) da Educação. Fátima Bezerra disse que o Plano resgata a dignidade profissional de uma categoria que teve esta reivindicação quando a parlamentar ainda era presidente da antiga Associação de Professores do RN.
Para a coordenadora geral do Sinte, a ocasião foi um importante momento de denúncia e de reafirmação da luta da categoria. “A teimosia desta direção em buscar diferentes formas de abordagem da luta tem sido muito importante, quer seja fazendo a denúncia, quer seja buscando o convencimento, quer seja obtendo conquistas. Não importa o local, nem a ocasião. Estaremos lá da mesma forma, levantando a bandeira da nossa categoria e lutando por nossos desejos.”, disse.